UBS Portão ganha novo sistema de atendimento e gerenciamento de fila

Por 24h 21/09/2018 - 22:03 hs
Foto: Vagner Santos

Unidade foi reestruturada, ganhou identificação visual por meio de cores que identificam os serviços oferecidos no local, emissão de senha por tipo de atendimento, entre outros

 

Está em fase de teste na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Portão um novo sistema de atendimento adotado pela Prefeitura de Cotia. Trata-se da implantação do sistema de atendimento de consulta com hora marcada, identificação visual por meio de cores de todo o serviço oferecido no local, emissão de senha para o tipo de atendimento, entre outros. O sistema está em funcionamento há pouco mais de um mês e já tem dado resultado. O projeto da Prefeitura é estender este modelo para todas as UBS's de forma gradativa.

Antes, as consultas eram agendadas em bloco, ou seja, várias pessoas tinham a sua consulta agendada para o mesmo horário e o atendimento era feito em ordem de chegada, modelo usado pela maioria das Unidades de Saúde do SUS em todo o País. Agora, o paciente tem o seu horário de atendimento exclusivo, fazendo com que haja menor acúmulo de pessoas na unidade em um mesmo horário, além de garantir que o paciente será atendido na hora agendada, sem precisar se submeter à ordem de chegada.

A implantação do sistema teve custo zero para a municipalidade. Isso porque, a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação formatou uma parceria com o Instituo Tellus, que trouxe a sua expertise em criação de serviços públicos inovadores, a empresa OM30, responsável pelo sistema e, a Roche Farmacêutica do Brasil e o Instituto Beth Jacob Laffer investiram no projeto. "Este é um projeto que vem sendo desenhado há alguns meses. Foi feito um trabalho de sensibilização, capacitação dos servidores, estamos testando e ajustando. Mas o impacto foi imediato: menos acúmulo de pessoas na unidade, organização e agilidade no atendimento", disse o prefeito Rogério Franco.

O prefeito lembrou ainda que, desde que criou a Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação, em 2017, Cotia saltou em termos de inovação no serviço público. "Falando especificamente da saúde, informatizamos toda a rede e implantamos o prontuário eletrônico nas Unidades Básicas de Saúde, lançamos o App Saúde Simples Cotia e informatizamos o controle e a dispensação de medicação nas farmácias", destacou Franco 



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