Dia do Desafio vai mexer Cotia, no dia 27

Por 24h News 23/06/2018 - 21:40 hs
Foto: Vagner Santos

 

Comunidades de diferentes Países participam do evento que visa estimular a prática de qualquer tipo de exercício físico. Fotos devem ser publicadas com as hashtags #DiaDoDesafio #Cotia

 

Está marcado para o dia 27 de junho o Dia do Desafio 'Você Mexe e o Mundo Mexe Junto', em que comunidades de diferentes cidades do Brasil e de toda a América Latina se reúnem para uma simbólica competição com desafios que estimulam o corpo. O Dia do Desafio é um movimento comunitário que procura envolver a maior quantidade de pessoas praticando alguma atividade física no mesmo dia, procurando interagir o mundo todo, pessoas de todas as idades, classes sociais e profissões a praticarem qualquer tipo de atividade física.

Cotia não poderia ficar de fora de mais uma edição do evento e toda a população está convidada a participar. O município não está concorrendo com nenhuma cidade, mas espera mobilizar o maior número de pessoas em alguma atividade, por pelo menos 15 minutos.

E, para que a cidade tenha visibilidade no site oficial do Dia do Desafio, será utilizada uma ferramenta que irá reunir as postagens com fotos publicadas nas redes sociais. Para fazer parte desse dia, basta publicar suas fotos em seu perfil do Instagram ou Twitter (é importante checar se as suas postagens estão "públicas"), para que todos possam ter acesso a ela.

Ao postar sua foto usando as hashtag #DiaDoDesafio #Cotia as imagens serão coletadas pelo perfil oficial do evento (https://www.diadodesafio.org.br/noticias/desafio/) e algumas serão selecionadas para uma galeria com imagens de cada cidade no site do Dia do Desafio.

Em 2017, Cotia reuniu cerca de 20.000 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e atletas das secretarias de Educação e Esportes, Cultura e Lazer que realizaram atividades físicas em escolas e nos centros esportivos da cidade.

O Dia do Desafio estava previsto para acontecer em 30 de maio, mas por conta do impacto da greve dos caminhoneiros no Brasil, alguns municípios alteraram a data do movimento.

 

Origem do Dia do Desafio

Originalmente, o Dia do Desafio foi criado no começo da década de 1980, no Canadá, com o passar dos anos, o espírito do Dia do Desafio se consolidou e espalhou-se por todo o mundo.

Atualmente, esta é uma iniciativa apoiada pela International Sport and Culture Association (ISCA), e promovida pela TAFISA e UNESCO.

No Brasil, o Dia do Desafio foi realizado pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA). A partir do ano 2000, quem assume a organização do evento é o Sesc São Paulo.

Em 2015, o Dia do Desafio passou a integrar o Programa Move Brasil, como mais uma ferramenta para garantir a meta de incentivar a prática de atividades físicas e esportes em todo o país.