Itapevi firma parceria para sair do topo do ranking da violência

Itapevi firma parceria para sair do topo do ranking da violência

Por 24H News 19/05/2018 - 21:34 hs
Foto: divulgação

Prefeitura vai contar com assessoria do Instituto Sou da Paz para desenvolver ações na área da segurança pública. Cidade aparece em 7º lugar em população mais exposta à violência. Jandira é 6ª colocada.

Após aparecer em 7º lugar no ranking das cidades paulistas onde a população está mais exposta à violência, Itapevi foi buscar uma forma de sair dessa lista na própria fonte do estudo. Esta semana, o prefeito Igor Soares se reuniu com representes do Instituto Sou da Paz – que a partir deste ano passou a elaborar essa lista trimestralmente – para garantir uma assessoria em ações de segurança pública. “Em reunião na sede do Instituto Sou da Paz, discutimos políticas públicas para realizarmos em conjunto com a sociedade para que nossa cidade possa em breve sair do topo do ranking de violência. Em breve divulgaremos as ações”, completou.

Além de Itapevi, o ranking traz Jandira na 6ª colocação. A liderança é de Lorena. A posição das cidades foi definida com base no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV), que é calculado por uma média ponderada de registros de homicídios e latrocínios (IECV Vida), estupros (IECV Dignidade Sexual) e roubos, roubos de veículo e de carga (IECV Patrimônio). Todos esses crimes têm como característica em comum a violência ou grave ameaça com as quais são praticados. Jandira teve índice de 38,40. E Itapevi, de 37,2. A líder, Lorena, alcançou 54,4. O ranking das 10 mais violentas inclui ainda Itanhaém, Ibiúna, Caraguatatuba e Peruíbe, até a 5ª colocação. Já atrás de Jandira e Itapevi estão Guaratinguetá, Andradina e Mongaguá, em 8º, 9º e 10º lugares.