Osasco amplia número de postos de vacinação

Osasco amplia número de postos de vacinação

Governo do estado enviou mais 35 mil doses e Secretaria da Saúde amplicou vacinação para nove UBS (Unidades Básicas de Saúde), além das duas policlínicas

Por Redação 17/01/2018 - 18:42 hs

Após recebimento de mais 35 mil doses da vacina contra a febre amarela, a prefeitura de Osasco decidiu ampliar o número de locais de vacinação. Agora nove UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão atendendo aos moradores, além das duas policlínicas. Quem optar pela imunização nos bairros deve procurar, na Zona Norte, as UBSs do Portal;

Três Montanhas; Jardim Baronesa e Vila Menk. Já na Zona Sul estão vacinando as UBSs da Vila da Justiça; Santa Maria; Jardim Bela Vista; Vila Yara e Presidente Altino.
 
O secretário da Saúde, José Carlos Vido, informou que por dias serão distribuídas 200 senhas em cada UBS. Nas policlínicas outras mil em cada unidade. Isso significa que diariamente cerca de 4800 habitantes serão imunizados. Na segunda-feira, durante coletiva à imprensa, na Sala Oval da prefeitura, Vido disse que seriam 3.200 senhas por dias. Como o governo do estado enviou novas remessas foi possível ampliar.
 
A prefeitura espera que outro lote grande, também com 35 mil doses, chegue até sexta-feira. Se isso não acontecer, ele não descarta a redução do número de senhas em cada polo de vacinação. As unidades de saúde estão abertas das 7h30 às 16h. “Não teremos 700 mil vacinas para toda mundo”, alerta secretário.
 
O secretário informou que em Osasco a vacina não está sendo fracionada como pretende o governo do estado, cuja meta é dividir uma dose em cinco. “Aplicamos a dose plena”. Vido explica que a única experiência de fracionamento ocorreu no Congo, na África. No Brasil, especialistas garantem que dá resultado desde que a pessoa faça o reforço daqui oito anos.
 
Nesta quarta-feira, o Ministério da Saúde disse que liberou mais meio milhão de doses para São Paulo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considerou todo o estado como área de risco de contágio e não apenas os 53 municípios listado pelo governo de Geraldo Alckmin.
 
ONDE SE VACINAR
 
UBS do Portal
UBS Três Montanhas
UBS Baronesa
UBS Vila Menck
UBS Vila da Justiça
UBS Santa Maria
UBS do Bela Vista
UBS Vila Yara
UBS de Altino
Policlínica Zona Sul
Policlínica Zona Norte